Sobre nós

Patinhos de borracha para representar quem somos nós do C++ moderno - sobre nós

Por que Cpp Moderno?

A linguagem C++ foi oficialmente disponibilizada ao público no meio dos anos 80, e desde então ela passou por várias revisões para torná-la mais adequada às necessidades nascentes da comunidade tecnológica. Algumas mudanças desde então foram pequenas ou inexistentes (como o modo de se declarar ou inicializar variáveis), enquanto outras foram verdadeiras revoluções na linguagem (como a introdução dos smart pointers e do gerenciamento automático de memória). Logo, cunhou-se o termo “C++ Moderno” para se referir às novidades na linguagem que foram introduzidas, sobretudo à partir do C++11. Desde então, tornou-se indispensável conhecer esse conjunto de “novidades” a qualquer um que se pretenda dominar o C++ ou trabalhar com a linguagem.

Assim sendo, este site surgiu do interesse do seu criador em ensinar (e também aprender durante o processo) todas essas coisas importantes acerca do C++ moderno a qualquer um que deseje conhecê-las. Todavia, isto não quer dizer que os aspectos fundamentais da linguagem serão negligenciados; pelo contrário: sem as bases do C++ não haveria as funcionalidades mais recentes; sem o C++98 não haveria C++11. Portanto, trataremos também em nossos artigos dos elementos primordiais da linguagem, e criaremos uma série acerca de seus fundamentos, para que tanto aqueles que já conhecem o C++ quanto os que acabaram de iniciar sua jornada possam se beneficiar do nosso conteúdo.

Conteúdos do site

C++ Moderno logo

Para os inciantes na programação, temos artigos sobre os fundamentos do C++ (tipos, variáveis, referências, ponteiros, loops, blocos de controle, declarações, expressões etc.), tudo explicado de forma clara e com vários exemplos para facilitar a compreensão dos temas mais espinhosos. Àqueles com mais experiência com o C++, também temos artigos sobre as funcionalidades mais avançadas da linguagem, como: detecção de tipos com auto e decltype, templates, funções lambda, operações de deslocamento (move operations), pointeiros inteligentes (smart pointers), dentre outros.

Os conteúdos que você encontrará aqui serão inspirados pela experiência cotidiana dos seus autores, e terão por referência, principalmente, alguns livros bem estabelecidos acerca de C++, como o A Tour of C++ (de Bjarne Stroustrup, o criador do C++), o C++ Primer, o Effective Modern C++, o Professional C++ (de Marc Gregoire – recomendo fortement este livro) além de alguns websites de referência da linguagem como o C++ Reference.

Tudo bem, mas quanto custa tudo isso?

Boa pergunta! Quer saber o melhor ? Tudo isso é fornecido de graça através de artigos semanais. Esperamos sinceramente que o nosso trabalho vos seja útil. Aproveitem!


Quer saber mais sobre nós do Cpp Moderno? Veja abaixo quem são os membros da nossa equipe.

Foto de perfil de Emanoel
Emanoel

Oi! Eu me chamo Emanoel. Eu sou formado em Engenheria Elétrica no Brasil e também sou engenheiro formado na França.

Minha jornada de programação em C++ começou (de fato) durante a graduação em engenharia elétrica; nesta época, participei de um clube de robótica cuja base de código era inteiramente escrita em C++. Realizei ainda alguns outros projetos na graduação, sobretudo na área de processamento digital de imagens.

Após essas primeiras experiências com o C++, percebi que a linguagem muito me interessava e decidi trabalhar como programador C++. Assim, consegui um emprego de programador backend C++ em uma multinacional francesa, uma das maiores empresas de TI do mundo. Estou neste cargo há dois anos e tenho podido me aprofundar muito nos aspectos menos conhecidos e mais recentes dessa linguagem.

Além disso, gosto muito de ler (sobretudo literatura e filosofia) e ensinar às pessoas aquilo que aprendo; por esta razão, associada ao fato de que aprendo coisas novas sobre programação quase todos os dias, foi que decidi criar esse site: quero poder ajudar os meus leitores a entender aquelas coisas do C++ que são mais complicadas, e também proporcionar àqueles que desejam começar a programar em C++ um bom ponto de partida.